Paraná, 21 de novembro de 2019 - No mês de outubro, foi realizado processo de concretagem da base do tambor descascador da Linha 5, equipamento do pátio de Preparo de Madeira (PMAD) do Projeto Puma II, a expansão da empresa em Ortigueira. Este é o maior volume de concretagem em etapa única do Projeto Puma II até o momento, tendo utilizado uma quantidade aproximada de 750 m3 de concreto para sua realização.
O tambor descascador é um dos equipamentos do processo inicial da produção de papel, responsável por retirar a casca da madeira antes da picagem. “A casca é usada como combustível para a geração de vapor e energia e a madeira é destinada para se transformar em fibra de celulose”, explica o coordenador de projetos, Thiago Prata.
Rodrigo Vendramini, gerente de Fibras e Águas do Projeto Puma II, explica a complexidade desta atividade, otimizada para ocorrer em apenas um dia: “Numa concretagem de grande volume como esta, devemos garantir que o concreto não atinja temperaturas superiores a 70°C durante o processo de hidratação, de maneira a evitar fissuras originadas pela expansão e retração térmicas. Devemos lançar o concreto com temperaturas entre 18°C e 22ºC para que, no pico da hidratação, a temperatura limite não seja ultrapassada. Isso é garantido com a adição de gelo no preparo da mistura. Para esta base, foram utilizadas aproximadamente 70 toneladas de gelo”, comenta.
TRABALHO EM EQUIPE
O planejamento foi fundamental para a conclusão bem-sucedida desta tarefa. Para a mistura do concreto, uma equipe alimentava continuamente os caminhões betoneiras com gelo por meio de uma plataforma de acesso. Vindo diretamente da cidade de Presidente Prudente (SP), o gelo chegou em três carretas climatizadas. Já para o concreto, foram necessários 95 caminhões que transitaram da madrugada até o fim da tarde pelas ruas do Projeto Puma II. Em termos comparativos, o volume de concreto utilizado nesta operação seria suficiente para a construção de 3.750 metros de calçada de 2 metros de largura.
Além da Klabin, as empresas Andritz, Afonso França, Constroluz Mix e Time Now,foram envolvidas nesta atividade, cada uma com equipes dedicadas ao processo. “É importante ressaltar que foram realizadas diversas reuniões de alinhamento para garantir o sucesso do trabalho. A concretagem foi sucesso absoluto, devido ao excelente trabalho de todos”, explica Rodrigo, que lembra ainda que o Projeto Puma II está rigorosamente dentro do cronograma de realização. O mesmo processo de concretagem, desta vez para o tambor do Descascador 06, ocorreu também no mês de novembro, utilizando volume similar de concreto para sua finalização.
O Projeto Puma II está planejado para se desenvolver em duas fases. A primeira, prevista para entrega em 2021, envolve a construção de uma linha de fibras para produzir celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais. A segunda etapa, planejada para 2023, contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner com capacidade para produzir 470 mil toneladas anuais, além da expansão de estruturas de apoio. Juntas, as duas produzirão 920 mil toneladas anuais de papel.