Asset Publisher

08.06.20

Curso de Pedreiro marca início dos programas de qualificação profissional da Klabin para trabalhadores de Ortigueira

Ofertar cursos de qualificação profissional faz parte do esforço da Klabin em qualificar os trabalhadores da região

Paraná, 18 de setembro de 2019 - O Curso de Qualificação em Pedreiro de Alvenaria, promovido pela Klabin em parceria com o Senai de Ortigueira, teve sua aula inaugural no dia 16/09, com a presença do secretário de governo da prefeitura de Ortigueira, Marcos Anielo. Com duração de 160 horas, o curso trabalhará competências diversas de modo que estes trabalhadores obtenham posição de destaque em um mercado cada vez mais exigente. Além das aulas teóricas, a atividade contará com aulas práticas que resultarão na construção de uma praça na sede do Sesi.

Para Anielo, o curso oferecido pela Klabin com exclusividade para a cidade de Ortigueira é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada pelos trabalhadores. “É uma iniciativa extremamente importante para o município e para a região como um todo, principalmente numa cidade que sente falta de mão de obra especializada", avalia o secretário. “Este curso irá trazer uma qualificação para os nossos profissionais que poderão, no futuro, ser aproveitados pelo mercado nas mais diversas frentes de trabalho”, completa.

A oferta de cursos de qualificação profissional faz parte do esforço da Klabin em qualificar os trabalhadores da região, visando não apenas o aproveitamento nas obras do Puma II, mas uma melhoria nas condições de empregabilidade deste público. “Acreditamos que as oportunidades surgem para aqueles que se preparam”, explica Sales Bueno, gerente de Gente e Gestão do Projeto Puma II. “Desta forma, planejamos uma série de cursos voltados para o trabalhador local ao longo dos próximos meses. É importante ficar sempre atento às novidades que serão divulgadas pela Agência do Trabalhador”, completa.

O objetivo da empresa é alcançar o aproveitamento da mão de obra regional obtido durante o Projeto Puma I. Naquela época, durante a fase de construção civil, a companhia registrou, em média, um índice de 85% dos trabalhadores do Paraná.  Mesmo na fase de montagem eletromecânica, em que se exige mão de obra bastante especializada, esse índice de trabalhadores da região chegou a 50%.

 

Sobre o Projeto Puma II   

O Projeto Puma II será dividido em duas etapas. A primeira envolve a construção de uma linha de fibras para produzir celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais.

A segunda etapa do projeto contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner com capacidade de 470 mil toneladas anuais e expansão de algumas estruturas de apoio.

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos.