Publicador de Conteúdos e Mídias

02.02.21

Com apoio da Klabin, Delegacia de Ortigueira terá sala para atendimento a mulheres e crianças

O local será destinado à “escuta humanizada” de vítimas de violência e abuso sexual

A Klabin mobiliou, equipou e reformou a sala de Depoimento Especial da Delegacia de Ortigueira para possibilitar a “escuta humanizada” de mulheres, crianças e adolescentes. Foram doados escrivaninha, armário, cadeiras, sofás e poltronas, computador, impressora com scanner e ar condicionado e, também, o conceito temático e os adesivos das paredes. Com a parceria da Prefeitura de Ortigueira, a sala recebeu também pintura. Também foi criado um espaço para crianças com brinquedos feitos com papelão ondulado produzido pela Klabin, e comercializados por meio de uma parceria da “Klabin For You” com a empresa “Eu Amo Papelão”.

 Cerca de 60% do trabalho realizado pela Delegacia da Polícia Civil de Ortigueira é com procedimentos para apurar casos de violência contra mulheres e crianças, vítimas de violência doméstica e sexual. “É de importância vital para nosso trabalho e para as vítimas termos um ambiente adequado e com privacidade para o atendimento especializado”, afirma o delegado de Ortigueira, André Luiz Garcia. 

 A criação da Sala de Depoimento Especial permitirá o cumprimento à Lei nº 13.431/2017, que estabelece os direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e define os procedimentos para a escuta especializada e depoimento especial.

 A ação faz parte do Projeto Puma II pela Mulher, desenvolvido pela Klabin. “Nosso objetivo é contribuir para a prevenção dos casos, mas, quando ocorrerem, fortalecer as redes de proteção às vítimas dessas violências”, observa Marilu Mazurechen, da área de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social da Klabin. O Projeto Puma II pela Mulher está embasado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Neste caso, cumpre o ODS 5, com o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, e o ODS 16, que tem a finalidade de  promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, acesso à justiça para todos e construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, além de reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade em todos os lugares.

 A 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba também foi contemplada pelo Projeto com a doação de mobília e equipamentos para aprimorar sua estrutura de atendimento.